Ergebnisse für *

Zeige Ergebnisse 1 bis 25 von 32.

  1. Teologia e Pós-Modernidade
    Encontros e Desencontros
    Erschienen: 1999

    Uma visão geral sobre a discussão entre teologia e pós-modernidade mostra que há tanto pontos de encontro, como também desencontros entre ambas. A pósmodernidade mostra-se sobretudo como um fenômeno de duas faces: suas proposições holísticas são... mehr

    Index theologicus der Universitätsbibliothek Tübingen
    keine Fernleihe

     

    Uma visão geral sobre a discussão entre teologia e pós-modernidade mostra que há tanto pontos de encontro, como também desencontros entre ambas. A pósmodernidade mostra-se sobretudo como um fenômeno de duas faces: suas proposições holísticas são tomadas de bom grado pela teologia, já suas posições desconstrutivistas são rapidamente desqualificadas. O artigo mostra, porém, que desconstrução não significa - em contraste com compreensões errôneas -um total tanto-faz, mas justamente uma imprescindível "responsabilidade pelo imprevisível", Levando em consideração que sempre existe algo "mais" e "diferente" daquilo que determinados conceitos de realidade compreendem, a pós-modernidade desconstrutivista coloca à teologia um desafio "a ser considerado", ou seja, desta maneira pode sempre se tornar novamente consciente a imprevisibilidade de Deus e do mundo - mesmo dentro de um "sistema" teológico. Der Überblick über die Diskussion Theologie und Postmoderne zeigt gelingende Begegnungen, aber auch Mißverständnisse, Insbesondere erweist sich die Postmoderne ais doppelgesichtiges Phanomen: holistische Ansätze werden gerne theologisch aufgegriffen, dekonstruktivistische dagegen schnell abqualifiziert. Dekonstruktion, so zeigt der Artikel, bedeutet - entgegen mancher Mißverständnisse - aber gerade nicht die völlige Beliebigkeit, sondern die unbedingte "Verantwortung für das Unverrechenbare". In dieser Wahrnehmung dessen, daß es immer "mehr" und "anders" gibt als das, was eine bestimmte Wirklichkeitskonzeption einschließt, stellt die dekonstruktivistische Postmoderne eine "achtenswerte" Herausforderung für die Theologie dar, die sich auf diese Weise der Unverrechenbarkeit Gottes und der Welt - auch innerhalb eines theologischen "Systems" - wieder neu bewußt werden kann.

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Hinweise zum Inhalt
    Volltext (kostenfrei)
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Übergeordneter Titel: Enthalten in: Numen; Juiz de Fora : UFJF, 1998; 2(1999), 2, Seite 29-63; Online-Ressource

    Schlagworte: Dekonstruktion; Pós-modernidade; Postmoderne; Theologie; desconstrução; teologia
  2. Poética do modernismo
    (entre a modernidade e a pós-modernidade)
    Erschienen: [2023]
    Verlag:  Edições Afrontamento, Porto

    Staats- und Universitätsbibliothek Hamburg Carl von Ossietzky
    A/819797
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Staats- und Universitätsbibliothek Hamburg Carl von Ossietzky
    A/820239
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Hinweise zum Inhalt
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    Format: Druck
    ISBN: 9789723619683
    Schriftenreihe: Texto ; 188
    Schlagworte: Portugiesisch; Literatur; Moderne; Postmoderne; Geschichte;
    Umfang: 109 Seiten, 24 cm
    Bemerkung(en):

    Essay

  3. Cartografías y estrategias de la "postmodernidad" y la "postcolonialidad" en Latinoamérica
    "hibridez" y "globalización"
    Beteiligt: Toro, Alfonso de (Hrsg.)
    Erschienen: 2006
    Verlag:  Iberoamericana [u.a.], Madrid ; Vervuert, Frankfurt am Main

    Universitätsbibliothek Bielefeld
    VQ110 C3E8P
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Ruhr-Universität Bochum, Universitätsbibliothek
    LCB2521
    Ausleihe von Bänden möglich, keine Kopien
    Ruhr-Universität Bochum, Fakultät für Philologie, Romanisches Seminar, Bibliothek
    Ha 20 79.71
    keine Fernleihe
    Universität Bonn, Institut für Klassische und Romanische Philologie, Abteilung für Romanische Philologie, Bibliothek
    Sq 1/467
    keine Fernleihe
    Universitäts- und Landesbibliothek Düsseldorf
    romq069.t686
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Duisburg-Essen
    MICT1116
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universität Köln, Romanisches Seminar, Bibliothek
    412/Ib-L9000CAR/1
    keine Fernleihe
    Bibliotheken Romanisches Seminar und Institut für Slavistik
    LA 150.3/7
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Hinweise zum Inhalt
    Quelle: Verbundkataloge
    Beteiligt: Toro, Alfonso de (Hrsg.)
    Sprache: Spanisch; Englisch; Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 3865272568; 8484892441
    Weitere Identifier:
    9783865272560
    Schriftenreihe: Teoría y crítica de la cultura y literatura ; 32
    Schlagworte: Postmoderne; Globalisierung; Postkolonialismus; Kulturübertragung; Kultur
    Umfang: 532 S.
  4. Contra o postmodernismo
    unha crítica marxista
    Erschienen: 1995
    Verlag:  Ed. Laiovento, Santiago de Compostela

    Universitätsbibliothek Trier
    BA/lr110
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 8487847579
    Schriftenreihe: Edicións Laiovento ; 55 : Ensaio
    Schlagworte: Poststrukturalismus; Postmoderne
    Umfang: 285 S.
  5. Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich
    Verlag:  Universitätsbibliothek Johann Christian Senckenberg, Frankfurt am Main

    Em seu último romance, "Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens" ("Os pavorosos dias do Espantoso Horror"), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os... mehr

    Zugang:
    Verlag (kostenfrei)
    Verlag (kostenfrei)
    Verlag (kostenfrei)
    Resolving-System (kostenfrei)
    TU Darmstadt, Universitäts- und Landesbibliothek - Stadtmitte
    keine Fernleihe
    Bibliothek der Frankfurt University of Applied Sciences
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe
    Hochschul- und Landesbibliothek Fulda, Standort Heinrich-von-Bibra-Platz
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek Gießen
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek Kassel, Landesbibliothek und Murhardsche Bibliothek der Stadt Kassel
    keine Fernleihe
    Bibliothek der Hochschule Mainz, Untergeschoss
    keine Fernleihe
    Universität Marburg, Universitätsbibliothek
    keine Fernleihe
    Hochschul- und Landesbibliothek RheinMain, Rheinstraße
    keine Fernleihe

     

    Em seu último romance, "Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens" ("Os pavorosos dias do Espantoso Horror"), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os medos da atualidade. Ao mesmo tempo que não rejeitam a inspiração dos mais diversos filmes do gênero, incluindo o trash, os envolvidos acreditam poder produzir uma obra vanguardista de destacada qualidade artística. Tão claro quanto o futuro fracasso do projeto, está o jogo de vaidades e inseguranças que movimenta o grupo, assim como a completa ausência das pretensas qualidades artísticas. Com base nas teorias de Andreas Huyssen sobre o pós-moderno, Bourdieu sobre o valor da arte, e Boris Groys sobre o novo, este artigo visa discutir como ambições artísticas mal fundamentadas produzem o efeito de vazio trabalhado no romance de Roman Ehrlich. In his latest novel, "Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens", Roman Ehrlich presents the trajectory of a group of people which aims the production of an innovative horror movie that depicts all contemporary fears. They do not reject the inspiration of various movies, including B-movies, and trust their capability of producing a high-quality avant-garde work. The future failure of the project is clear, for the group is moved by vanity and insecurity, and lacks any of its pretense artistic qualities. Based on the theories of Andreas Huyssen about the post-modern, Bourdieu about the value of art, and Boris Groys about the new, this article discusses how poorly grounded artistic ambitions produce the feeling of emptiness explored in Roman Ehrlich's novel.

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel: Enthalten in: Pandaemonium Germanicum; São Paulo : Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1997-; Band 24, Heft 43 (2021), Seite 167-187; Online-Ressource

    DDC Klassifikation: Literaturen germanischer Sprachen; Deutsche Literatur (830)
    Schlagworte: Kunst <Motiv>; Schrecken <Motiv>; Postmoderne
    Weitere Schlagworte: Ehrlich, Roman (1983-): Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens
  6. Alienação (Entfremdung) e Estranheza (Fremdheit)
    dois paradigmas culturais do ocidente
    Erschienen: 2011

    Alienation and strangeness could be understood as markers of cultural paradigms. The first term is related to modernity as the second is to postmodernity. One stands for identity, the other for alterity. While the existence of the phenomenon of... mehr

    Zugang:
    Verlag (kostenfrei)
    Verlag (kostenfrei)
    Resolving-System (kostenfrei)
    TU Darmstadt, Universitäts- und Landesbibliothek - Stadtmitte
    keine Fernleihe
    Bibliothek der Frankfurt University of Applied Sciences
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe
    Hochschul- und Landesbibliothek Fulda, Standort Heinrich-von-Bibra-Platz
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek Gießen
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek Kassel, Landesbibliothek und Murhardsche Bibliothek der Stadt Kassel
    keine Fernleihe
    Bibliothek der Hochschule Mainz, Untergeschoss
    keine Fernleihe
    Universität Marburg, Universitätsbibliothek
    keine Fernleihe
    Hochschul- und Landesbibliothek RheinMain, Rheinstraße
    keine Fernleihe

     

    Alienation and strangeness could be understood as markers of cultural paradigms. The first term is related to modernity as the second is to postmodernity. One stands for identity, the other for alterity. While the existence of the phenomenon of alienation becomes disputable, the discourse of strangeness becomes intensified in the European academic sphere. In a way, the discourse of strangeness is labeled by a cultural critic, which tries to justify "strange" for centuries dispelled by the European culture. Meanwhile, a phenomenology of alienation is developed to re-structure the term. Both phenomena are connected insofar as alienation can be understood as a temporary moment of strangeness. ... Entfremdung (alienação) e Fremdheit (estranheza) podem ser entendidos como demarcadores de paradigmas culturais. A primeira está para a modernidade, assim como a segunda está para a pós-modernidade. Uma está para identidade, e a outra para alteridade. Enquanto a existência do fenômeno da alienação tornou-se questionável na atualidade, o discurso sobre estranheza vem se consolidando no âmbito acadêmico europeu. Tal discurso é, em certa medida, marcado por uma crítica cultural que tenta fazer justiça ao "estranho" recalcado por séculos pela cultura europeia. Enquanto isso, uma fenomenologia da alienação começa também a se desenvolver, a fim de reformular o conceito. Os dois fenômenos relacionam-se na medida em que a alienação é entendida como um momento transitório da estranheza. ...

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel: In: Pandaemonium Germanicum; São Paulo : Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1997-; Band 17 (2011), Seite 1-24; Online-Ressource

    DDC Klassifikation: Sprache (400); Literatur und Rhetorik (800)
    Schlagworte: Literatur; Analyse; Entfremdung; Fremdheit; Postmoderne; Interdisziplinarität
    Umfang: Online-Ressource
  7. A repetição na modernidade vienense
    Erschienen: 2010

    Passaram já mais de vinte anos sobre a apresentação no Centro Pompidou, em Paris, da exposição 'Vienne, 1880-1938, naissance d'un siècle'. Tratou-se, como alguns se recordarão, de um acontecimento de grande repercussão em toda a Europa. A definitiva... mehr

    Zugang:
    Verlag (kostenfrei)
    Verlag (kostenfrei)
    Resolving-System (kostenfrei)
    TU Darmstadt, Universitäts- und Landesbibliothek - Stadtmitte
    keine Fernleihe
    Bibliothek der Frankfurt University of Applied Sciences
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe
    Hochschul- und Landesbibliothek Fulda, Standort Heinrich-von-Bibra-Platz
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek Gießen
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek Kassel, Landesbibliothek und Murhardsche Bibliothek der Stadt Kassel
    keine Fernleihe
    Bibliothek der Hochschule Mainz, Untergeschoss
    keine Fernleihe
    Universität Marburg, Universitätsbibliothek
    keine Fernleihe
    Hochschul- und Landesbibliothek RheinMain, Rheinstraße
    keine Fernleihe

     

    Passaram já mais de vinte anos sobre a apresentação no Centro Pompidou, em Paris, da exposição 'Vienne, 1880-1938, naissance d'un siècle'. Tratou-se, como alguns se recordarão, de um acontecimento de grande repercussão em toda a Europa. A definitiva consolidação do mito cultural da “Viena de 1900” está estreitamente associada a este acontecimento. A ressonância do evento, contudo, não poderá ser cabalmente entendida se não se tiver presente que, em meados dos anos oitenta a controvérsia sobre o pós-modernismo estava no auge. A verdade é que o comissário da exposição, Jean Clair, programou-a expressamente como uma espécie de manifesto pós-moderno, à luz de uma interpretação da modernidade vienense como um sítio arqueológico maior da pós-modernidade. ...

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel: In: Revista de estudos alemães; Lisboa : Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2010-; Band 1 (2010), Seite 84-96; Online-Ressource

    DDC Klassifikation: Literaturen germanischer Sprachen; Deutsche Literatur (830)
    Schlagworte: Jung-Wien; Deutsch; Literatur; Postmoderne
    Umfang: Online-Ressource
  8. Expresiones liminales en la narrativa latinoamericana del siglo XX
    estrategias postmodernas y postcoloniales
    Beteiligt: Toro, Alfonso de (Hrsg.)
    Erschienen: 2007
    Verlag:  Olms, Hildesheim [u.a.]

    Freie Universität Berlin, Universitätsbibliothek
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Humboldt-Universität zu Berlin, Universitätsbibliothek, Jacob-und-Wilhelm-Grimm-Zentrum
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz, Bibliothek
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Philologische Bibliothek, FU Berlin
    Beteiligt: Toro, Alfonso de (Hrsg.)
    Sprache: Spanisch; Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 9783487134826; 3487134829
    Weitere Identifier:
    9783487134826
    RVK Klassifikation: IQ 00160 ; IQ 00187 ; IQ 00265
    DDC Klassifikation: Spanisch, Portugiesisch (460)
    Schriftenreihe: Theorie und Kritik der Kultur und Literatur ; 38
    Schlagworte: Latin American fiction; Interkulturalität; Geschichte <Motiv>; Prosa; Postmoderne
    Umfang: 297 S., 230 mm x 150 mm
    Bemerkung(en):

    Beitr. teilw. span., teilw. portug.

  9. O mosaico fluido
    modernidade e pós-modernidade na poesia portuguesa mais recente (autores revelados na década de 70)
    Erschienen: 1991
    Verlag:  Assírio & Alvim, Lisboa

    Freie Universität Berlin, Universitätsbibliothek
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Philologische Bibliothek, FU Berlin
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 972370269X
    RVK Klassifikation: IR 8195
    Schriftenreihe: Peninsulares / Especial ; 26
    Schlagworte: Gedichten; Modernismo (letterkunde); Portugees; Postmodernisme; Lyrik; Postmoderne; Modernism (Literature); Portuguese poetry; Postmodernism (Literature)
    Umfang: 199 S.
  10. Cartografías y estrategias de la "postmodernidad" y la "postcolonialidad" en Latinoamérica
    "hibridez" y "globalización"
    Erschienen: 2006
    Verlag:  Iberoamericana [u.a.], Madrid

    Humboldt-Universität zu Berlin, Universitätsbibliothek, Jacob-und-Wilhelm-Grimm-Zentrum
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Hinweise zum Inhalt
  11. História literária, modernismo e pós-modernismo
    Erschienen: [ca. 1983]
    Verlag:  Vega, Lisboa

    Thüringer Universitäts- und Landesbibliothek
    ALW:LA:6354:Fok::1983
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    Format: Druck
    ISBN: 9726995051
    Auflage/Ausgabe: 2. ed
    Schriftenreihe: Array
    Schlagworte: Literatur; Geschichte 1880-1980; ; Postmoderne; ; Modernismus;
    Umfang: 90 S
  12. O que é afinal o pós-podernismo?
    Autor*in: Ceia, Carlos
    Erschienen: 1998
    Verlag:  Ed. Século XXI, Lisboa

    Staats- und Universitätsbibliothek Hamburg Carl von Ossietzky
    A/329187
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Hinweise zum Inhalt
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    Format: Druck
    ISBN: 9728293224
    Schriftenreihe: Array ; 5
    Schlagworte: Portugiesisch; Literatur; ; Portugal; Kultur; Postmoderne;
    Umfang: 125 S
  13. Alienação (Entfremdung) e Estranheza (Fremdheit)
    dois paradigmas culturais do ocidente
    Erschienen: 2011

    Alienation and strangeness could be understood as markers of cultural paradigms. The first term is related to modernity as the second is to postmodernity. One stands for identity, the other for alterity. While the existence of the phenomenon of... mehr

    Zugang:
    Verlag (kostenfrei)
    Verlag (kostenfrei)
    Resolving-System (kostenfrei)
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe
    Universitätsbibliothek J. C. Senckenberg, Zentralbibliothek (ZB)
    keine Fernleihe

     

    Alienation and strangeness could be understood as markers of cultural paradigms. The first term is related to modernity as the second is to postmodernity. One stands for identity, the other for alterity. While the existence of the phenomenon of alienation becomes disputable, the discourse of strangeness becomes intensified in the European academic sphere. In a way, the discourse of strangeness is labeled by a cultural critic, which tries to justify "strange" for centuries dispelled by the European culture. Meanwhile, a phenomenology of alienation is developed to re-structure the term. Both phenomena are connected insofar as alienation can be understood as a temporary moment of strangeness. ... Entfremdung (alienação) e Fremdheit (estranheza) podem ser entendidos como demarcadores de paradigmas culturais. A primeira está para a modernidade, assim como a segunda está para a pós-modernidade. Uma está para identidade, e a outra para alteridade. Enquanto a existência do fenômeno da alienação tornou-se questionável na atualidade, o discurso sobre estranheza vem se consolidando no âmbito acadêmico europeu. Tal discurso é, em certa medida, marcado por uma crítica cultural que tenta fazer justiça ao "estranho" recalcado por séculos pela cultura europeia. Enquanto isso, uma fenomenologia da alienação começa também a se desenvolver, a fim de reformular o conceito. Os dois fenômenos relacionam-se na medida em que a alienação é entendida como um momento transitório da estranheza. ...

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Fachkatalog AVL
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel: In: Pandaemonium Germanicum; São Paulo : Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1997-; Band 17 (2011), Seite 1-24; Online-Ressource

    DDC Klassifikation: Sprache (400); Literatur und Rhetorik (800)
    Schlagworte: Literatur; Analyse; Entfremdung; Fremdheit; Postmoderne; Interdisziplinarität
    Umfang: Online-Ressource
  14. A repetição na modernidade vienense
    Erschienen: 2010

    Passaram já mais de vinte anos sobre a apresentação no Centro Pompidou, em Paris, da exposição 'Vienne, 1880-1938, naissance d'un siècle'. Tratou-se, como alguns se recordarão, de um acontecimento de grande repercussão em toda a Europa. A definitiva... mehr

     

    Passaram já mais de vinte anos sobre a apresentação no Centro Pompidou, em Paris, da exposição 'Vienne, 1880-1938, naissance d'un siècle'. Tratou-se, como alguns se recordarão, de um acontecimento de grande repercussão em toda a Europa. A definitiva consolidação do mito cultural da “Viena de 1900” está estreitamente associada a este acontecimento. A ressonância do evento, contudo, não poderá ser cabalmente entendida se não se tiver presente que, em meados dos anos oitenta a controvérsia sobre o pós-modernismo estava no auge. A verdade é que o comissário da exposição, Jean Clair, programou-a expressamente como uma espécie de manifesto pós-moderno, à luz de uma interpretação da modernidade vienense como um sítio arqueológico maior da pós-modernidade. […] É evidente que esta afirmação distintamente pós-histórica e pós-filosófica se baseia numa imagem da 'Wiener Moderne' como lugar de uma critica implícita à narrativa do progresso como perpétua inovação. A actualidade da Viena de 1900 reside, aos olhos de Jean Clair, justamente, numa específica noção de temporalidade que é hostil à ideia do novo como ruptura irreversível […]. É este, de facto, o núcleo da “hipótese vienense”, para usar a expressão proposta na época por Paolo Portoghesi, um dos mais influentes teóricos da arquitectura pós-modernista nos anos oitenta (Portoghesi 1984). Não vou ocupar-me aqui dos equívocos, por vezes grotescos, gerados em torno dessa hipótese no âmbito da teoria do pós-modernismo. Vou, simplesmente, concentrar-me no conceito de repetição e nas suas consequências para um entendimento mais lato do paradigma modernista, já que, na verdade, a “hipótese vienense”, as lições literalmente excêntricas da 'Wiener Moderne', representam, no fundamental, a percepção do carácter aberto e plural das respostas modernistas à condição moderna.

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: BASE Fachausschnitt AVL
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    DDC Klassifikation: Literaturen germanischer Sprachen; Deutsche Literatur (830)
    Schlagworte: Jung-Wien; Postmoderne
    Lizenz:

    publikationen.ub.uni-frankfurt.de/home/index/help ; info:eu-repo/semantics/openAccess

  15. Pós-modernidade como "gesto" de despedida : a "crítica autorreferencial da razão" no pensamento estético nietzschiano ; Postmodernity as a farewell "gesture" : the "self-referential critique of reason" in Nietzsche's esthetic thinking
    Autor*in: Araújo, Nabil
    Erschienen: 2013

    This paper is based on considerations by Gianni Vattimo and Jürgen Habermas on Nietzsche's institution of postmodernity as a "farewell" to Western Modernity and to the kind of rationality associated with it. Here we analyze how a "self-referential... mehr

     

    This paper is based on considerations by Gianni Vattimo and Jürgen Habermas on Nietzsche's institution of postmodernity as a "farewell" to Western Modernity and to the kind of rationality associated with it. Here we analyze how a "self-referential critique of reason" (Habermas) is actually engendered by Nietzschean aesthetic thought. We thus reconsider the terms in which the postmodern "farewell" itself should be conceived. ; Partindo das considerações de Gianni Vattimo e de Jürgen Habermas sobre a instauração nietzschiana da pós-modernidade como uma "despedida" à modernidade ocidental e ao tipo de racionalidade a ela associada, este texto analisa o modo pelo qual uma "crítica autorreferencial da razão" (Habermas) é efetivamente engendrada pelo pensamento estético nietzschiano, de modo a reconsiderar os termos pelos quais a própria "despedida" pós-moderna deve ser concebida.

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: BASE Fachausschnitt AVL
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    DDC Klassifikation: Literatur und Rhetorik (800)
    Schlagworte: Postmoderne; Nietzsche; Friedrich; Selbstbezüglichkeit; Vernunftkritik
    Lizenz:

    creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/de/deed.de ; info:eu-repo/semantics/openAccess

  16. Alienação (Entfremdung) e Estranheza (Fremdheit) : dois paradigmas culturais do ocidente
    Erschienen: 2011

    Alienation and strangeness could be understood as markers of cultural paradigms. The first term is related to modernity as the second is to postmodernity. One stands for identity, the other for alterity. While the existence of the phenomenon of... mehr

     

    Alienation and strangeness could be understood as markers of cultural paradigms. The first term is related to modernity as the second is to postmodernity. One stands for identity, the other for alterity. While the existence of the phenomenon of alienation becomes disputable, the discourse of strangeness becomes intensified in the European academic sphere. In a way, the discourse of strangeness is labeled by a cultural critic, which tries to justify "strange" for centuries dispelled by the European culture. Meanwhile, a phenomenology of alienation is developed to re-structure the term. Both phenomena are connected insofar as alienation can be understood as a temporary moment of strangeness. Both theories turned out to be productive in literary analysis. ; Entfremdung (alienação) e Fremdheit (estranheza) podem ser entendidos como demarcadores de paradigmas culturais. A primeira está para a modernidade, assim como a segunda está para a pós-modernidade. Uma está para identidade, e a outra para alteridade. Enquanto a existência do fenômeno da alienação tornou-se questionável na atualidade, o discurso sobre estranheza vem se consolidando no âmbito acadêmico europeu. Tal discurso é, em certa medida, marcado por uma crítica cultural que tenta fazer justiça ao "estranho" recalcado por séculos pela cultura europeia. Enquanto isso, uma fenomenologia da alienação começa também a se desenvolver, a fim de reformular o conceito. Os dois fenômenos relacionam-se na medida em que a alienação é entendida como um momento transitório da estranheza. Ambas as teorias têm se mostrado produtivas no campo da análise literária.

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: BASE Fachausschnitt AVL
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    DDC Klassifikation: Literatur und Rhetorik (800)
    Schlagworte: modern; Postmoderne; Interdisziplinarität; Fremdheit; Entfremdung
    Lizenz:

    creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/de/deed.de ; info:eu-repo/semantics/openAccess

  17. Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich
    Erschienen: 2021

    Em seu último romance, "Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens" ("Os pavorosos dias do Espantoso Horror"), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os... mehr

     

    Em seu último romance, "Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens" ("Os pavorosos dias do Espantoso Horror"), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os medos da atualidade. Ao mesmo tempo que não rejeitam a inspiração dos mais diversos filmes do gênero, incluindo o trash, os envolvidos acreditam poder produzir uma obra vanguardista de destacada qualidade artística. Tão claro quanto o futuro fracasso do projeto, está o jogo de vaidades e inseguranças que movimenta o grupo, assim como a completa ausência das pretensas qualidades artísticas. Com base nas teorias de Andreas Huyssen sobre o pós-moderno, Bourdieu sobre o valor da arte, e Boris Groys sobre o novo, este artigo visa discutir como ambições artísticas mal fundamentadas produzem o efeito de vazio trabalhado no romance de Roman Ehrlich. ; In his latest novel, "Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens", Roman Ehrlich presents the trajectory of a group of people which aims the production of an innovative horror movie that depicts all contemporary fears. They do not reject the inspiration of various movies, including B-movies, and trust their capability of producing a high-quality avant-garde work. The future failure of the project is clear, for the group is moved by vanity and insecurity, and lacks any of its pretense artistic qualities. Based on the theories of Andreas Huyssen about the post-modern, Bourdieu about the value of art, and Boris Groys about the new, this article discusses how poorly grounded artistic ambitions produce the feeling of emptiness explored in Roman Ehrlich's novel.

     

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: BASE Fachausschnitt AVL
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    DDC Klassifikation: Literaturen germanischer Sprachen; Deutsche Literatur (830)
    Schlagworte: Ehrlich; Roman; Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens; Postmoderne; Hipster; Kunst; Wert; Horror
    Lizenz:

    creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ; info:eu-repo/semantics/openAccess

  18. Alienação (Entfremdung) e Estranheza (Fremdheit) : dois paradigmas culturais do ocidente

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel:
    In:: Pandaemonium Germanicum; São Paulo : Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1997-; 17.2011, S. 1-24; Online-Ressource
    Schlagworte: modern; Postmoderne; Interdisziplinarität; Fremdheit; Entfremdung
    Umfang: Online-Ressource
  19. Pós-modernidade como "gesto" de despedida : a "crítica autorreferencial da razão" no pensamento estético nietzschiano
    Autor*in: Araújo, Nabil

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel:
    In:: Pandaemonium Germanicum; São Paulo : Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1997-; 22.2013, S. 179-201; Online-Ressource
    Schlagworte: Postmoderne; Nietzsche, Friedrich; Selbstbezüglichkeit; Vernunftkritik
    Umfang: Online-Ressource
  20. A repetição na modernidade vienense

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel:
    In:: Revista de estudos alemães; Lisboa : Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2010-; 1.2010, S. 84-96; Online-Ressource
    Schlagworte: Jung-Wien; Postmoderne
    Umfang: Online-Ressource
  21. Cartografías y estrategias de la "postmodernidad" y la "postcolonialidad" en Latinoamérica
    "hibridez" y "globalización"
    Erschienen: 2006
    Verlag:  Iberoamericana [u.a.], Madrid

    Universitätsbibliothek Augsburg
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Eichstätt-Ingolstadt
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Bayerische Staatsbibliothek
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek der LMU München
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Regensburg
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Hinweise zum Inhalt
  22. O mosaico fluido
    modernidade e pós-modernidade na poesia portuguesa mais recente (autores revelados na década de 70)
    Erschienen: 1991
    Verlag:  Assírio & Alvim, Lisboa

    Universitätsbibliothek der LMU München
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Passau
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 972370269X
    RVK Klassifikation: IR 8195
    Schriftenreihe: Peninsulares / Especial ; 26
    Schlagworte: Gedichten; Modernismo (letterkunde); Portugees; Postmodernisme; Lyrik; Postmoderne; Modernism (Literature); Portuguese poetry; Postmodernism (Literature)
    Umfang: 199 S.
  23. Metrópoles na pós-modernidade
    Erschienen: 2004
    Verlag:  Colibri, Lisbon

    Universitätsbibliothek Regensburg
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch; Englisch; Deutsch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 9727724892
    RVK Klassifikation: EC 5410
    Schlagworte: Stadt; Cities and towns; Postmodernism; Stadt <Motiv>; Postmoderne; Literatur
    Umfang: 178 S.
  24. Expresiones liminales en la narrativa latinoamericana del siglo XX
    estrategias postmodernas y postcoloniales
    Beteiligt: Toro, Alfonso de (Hrsg.)
    Erschienen: 2007
    Verlag:  Olms, Hildesheim [u.a.]

    Universitätsbibliothek Augsburg
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Eichstätt-Ingolstadt
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Regensburg
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Universitätsbibliothek Würzburg
    uneingeschränkte Fernleihe, Kopie und Ausleihe
    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Beteiligt: Toro, Alfonso de (Hrsg.)
    Sprache: Spanisch; Portugiesisch
    Medientyp: Buch (Monographie)
    ISBN: 9783487134826; 3487134829
    Weitere Identifier:
    9783487134826
    RVK Klassifikation: IQ 00160 ; IQ 00187 ; IQ 00265
    DDC Klassifikation: Spanisch, Portugiesisch (460)
    Schriftenreihe: Theorie und Kritik der Kultur und Literatur ; 38
    Schlagworte: Latin American fiction; Interkulturalität; Geschichte <Motiv>; Prosa; Postmoderne
    Umfang: 297 S., 230 mm x 150 mm
    Bemerkung(en):

    Beitr. teilw. span., teilw. portug.

  25. Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich

    Export in Literaturverwaltung   RIS-Format
      BibTeX-Format
    Quelle: Verbundkataloge
    Sprache: Portugiesisch
    Medientyp: Aufsatz aus einer Zeitschrift
    Format: Online
    Weitere Identifier:
    Übergeordneter Titel:
    Enthalten in: Pandaemonium Germanicum; São Paulo : Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1997-; 24.2021, Nr. 43, S. 167-187; Online-Ressource
    Schlagworte: Ehrlich, Roman; Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens; Postmoderne; Hipster; Kunst; Wert; Horror
    Weitere Schlagworte: Post-modern; Value of art; Post-terror; Pós-moderno; Valor da arte; Pós-terror
    Umfang: Online-Ressource